BI Maio 2022 2

Ouvidoria da saúde

Mel2

BE 23 06 22

Uso de mascara

×

Aviso

Erro ao carregar componente: com_zhgooglemap, Componente não encontrado
Pin It

AtendimentoPsicologaCovidSão muitos os desafios para aqueles que estão hospitalizados devido à covid-19. Em Iracemápolis, além do acompanhamento com médicos e enfermeiros, os pacientes passaram a ter também acompanhamento com psicóloga, fisioterapeuta e nutricionista que prepara as refeições de acordo com as necessidades de cada um.

O objetivo da Coordenadoria da Saúde é oferecer o atendimento completo visando a recuperação daqueles que estão hospitalizados.

Diante da falta de leitos na região para que esses pacientes fossem transferidos, a pasta viu a necessidade da criação de leitos. A partir deles, uma estrutura também foi pensada para garantir a qualidade do atendimento.

PSICOLÓGICO

O atendimento psicológico ocorre dentro da unidade, de acordo com a psicóloga Elizandra Rizzo, que também atende pelo CAPs. Para ela, oferecer esse momento de escuta para aqueles que estão hospitalizados é fundamental. A profissional tem experiência neste tipo de atendimento. Ela também atende aos profissionais da Saúde na linha de frente.

“Além dos sintomas físicos, muitos apresentam sintomas emocionais e esse acompanhamento é fundamental. Além disso, iniciamos o acompanhamento com os profissionais de saúde. A equipe está em um momento de muita pressão e iremos trabalhar com eles também”, comenta ela.

NUTRIÇÃO

A nutricionista Gabriela Gomes Ribeiro cuida da parte nutricional dos pacientes hospitalizados. O acompanhamento é diário e a oferta da refeição ocorre de acordo com a necessidade de cada paciente. Os itens estão sendo preparados em uma creche municipal com o apoio da equipe da Educação seguindo todas as normas.

“Após a análise, são preparados os alimentos, embalados corretamente, e enviamos ao Pronto Atendimento”, comenta. São fornecidos café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar.

FISIOTERAPIA

São duas as fisioterapeutas que atendem no espaço: Roberta Luciano de Oliveira e Vitoria Pinheiro da Silva. De acordo com Roberta, a fisioterapia respiratória ajuda a manter e melhorar a capacidade respiratória dos pacientes. Esses profissionais fazem parte dos que compõem a linha de frente do combate ao coronavírus.

ASSISTÊNCIA 24 HORAS

O coordenador de Saúde, Juvenal Bapstistella Chiochetti, destaca que todos os pacientes estão tendo assistência 24 horas. “O objetivo é que eles tenham uma recuperação completa e mais rápida”, cita o coordenador.

O corpo clínico também foi ampliado com dois médicos intensivistas. Continuam os dois clínicos atendendo no Pronto Socorro e, a partir de abril, serão três. Também foi criado o boletim médico, com os profissionais dando informações aos familiares diariamente.

“Estamos fazendo nosso possível e impossível para cuidar dessas pessoas, porém, preciso destacar a necessidade das pessoas continuarem a se resguardar, evitando aglomerações e usando máscaras. A colaboração de todos é fundamental”, destacou.

A prefeita Nelita Michel destacou os esforços da Coordenadoria da Saúde, assim como o de todos os profissionais para que esses pacientes recebam o melhor atendimento. “Sempre irei agradecer a esse empenho, esses profissionais estão fazendo um trabalho fundamental, estão dando amor, apoio e acolhimento aos nossos munícipes. Nosso compromisso maior hoje é salvar vidas e nossa equipe está lutando com todas as forças para isso. Sou imensamente grata”, conta a prefeita.

 

Cíntia Imprensa

 

 

 

Cíntia - Imprensa PMI

Apresentação da audiência pública

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SAÚDE

FiguraSite2

 Clique na imagem para abrir

 1º QUADRIMESTRE DE 2022

Apresentação Contabilidade

Audiência Pública 1º quadrimestre 2022

Figura Contabilidade

Apresentação da

Contabilidade da Sáude

Blog da saúde