Cabeçalho site
Foto médico e enfermeira

CAPS de Iracemápolis retoma grupos terapêuticos

CAPS terapêutico• No dia 07 de fevereiro ocorreu a retomada do Mexa-se, para pacientes e familiares

Foram retomadas as atividades dos grupos terapêuticos no Centros de Atenção Psicossocial – CAPS. Nesta semana foi a vez do grupo Mexa-se, que é composto por pacientes com esquizofrenia e outros transtornos mentais. Estiveram presentes seus familiares, que são peças fundamentais nos projetos terapêuticos dos pacientes.
Nesse evento, ocorreu roda de conversa, em que foi possível tirar dúvidas, expressar sentimentos, se apresentarem de uma forma bem descontraída e compartilharem sua rotina e do que gosta de fazer.
O CAPS tem como proposta traçar estratégias para conseguir ter as famílias como parceiras nos projetos terapêuticos. Essas reuniões possibilitam oferecer um espaço de escuta e fala aos familiares em relação às suas angústias e sua exaustão no exercício do cuidado diário, ou seja, tendo como objetivo cuidar do cuidador.
Os usuários e familiares recebem acompanhamento da equipe multiprofissional, baseado em projeto terapêutico individual construído a partir das necessidades apresentadas pelo usuário e sua família.
O objetivo dos Caps é atender as pessoas com transtorno mental grave, severo e persistente e seus familiares. A equipe profissional está habilitada para prestar o cuidado em atenção psicossocial, buscando preservar a cidadania e autonomia da pessoa, o tratamento e seus vínculos sociais e familiares.
O grupo “Mexa-se” funciona toda terça feira das 09h as 10hs, O CAPS também possui outros grupos, como: Grupo de Mulheres, Grupo de Álcool e drogas, Grupo de exercícios físicos, grupo de meditação e relaxamento.
O CAPS fica situado na rua : Cesarino Borba, 565, centro.
Telefone: 3456-0905

Visualizado(s): 38