Novo decreto reforça e amplia medidas para contenção da covid-19

covid 19 medidasA Prefeitura decretou estado de calamidade pública em Iracemápolis em documento publicado nesta terça-feira (24) no Diário Oficial do Município.

O objetivo é ratificar as medidas de contenção da pandemia do novo coronavírus (covid-19) e adotar outras.

O documento reforça a quarentena determinada pelo Governo do Estado de São Paulo, que seguirá até 7 de abril.

Durante o período, ficam mantidos os serviços essenciais à população, em áreas como saúde, segurança e alimentação, com medidas de proteção para os trabalhadores. Mas os serviços não essenciais ficam com o atendimento presencial suspenso.

Também está suspenso o atendimento presencial de serviços públicos, que está sendo realizado por meio de telefone, e-mail e canais digitais oficiais.

FISCALIZAÇÃO DA ROTINA

Profissionais do setor de Vigilâncias em Saúde, com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, estão fiscalizando a cidade durante o período de quarentena.

Seguindo recomendação de profissionais em saúde pública, é importante garantir o cumprimento das medidas restritivas impostas pelas esferas municipal e estadual.

O Município registra, até 26/03, cinco notificações do novo coronavírus, com um caso confirmado e quatro aguardando o resultado de exames, conforme boletim oficial da Coordenadoria de Saúde.

PRINCIPAIS PONTOS DA QUARENTENA

• Atendimento ao público em repartições públicas: mediante agendamento ou via telefone, com exceção aos de saúde, segurança, defesa civil, serviços urbanos e saneamento;
  • Suspenso o atendimento presencial em comércios e de prestadores de serviços, academias, escolas e locais de lazer;
  • Suspenso o consumo local em restaurante, lanchonete, trailer, mercado, padaria e similares (podem ser feitos os serviços de entrega “delivery” e “drive thru”);
  • Podem funcionar serviços essenciais, como hospitais, clínicas, farmácias, postos de combustíveis, oficinas de veículos, borracharias, transportadoras, serviços de guincho, segurança pública e privada, bancas de jornal e saúde animal;
  • Multa de R$ 2 mil para estabelecimentos que descumprirem a quarentena;
  • É recomendado que a circulação de pessoas se limite às necessidades imediatas de alimentação, saúde e atividades essenciais;
  • Suspensão de shows, eventos esportivos e outros com aglomeração de pessoas.