ve sarampoCom a circulação do vírus do sarampo no país, e diante da necessidade de proteger a população, profissionais da Coordenadoria de Saúde estão em campanha para vacinação contra a doença.

Realizada desde fevereiro, a ação segue até 13 de março nas Unidades de Saúde. Nesta semana, a diretora da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, Eliane Raetano, e a servidora pública Olívia Baialuna informaram sobre o assunto.

De acordo com elas, a realização da campanha e a adesão do público-alvo é imprescindível para a proteção da população.

“Por isso, quem não se vacinou deve procurar um posto de saúde para os profissionais avaliarem o cartão e conferir, conforme a idade, se tem necessidade de tomar a vacina”.

No caso de a mãe ter perdido o cartão de vacina e não saber se a criança já tomou, a orientação é procurar um posto de saúde para avaliação do caso.

“Não temos registro de caso suspeito em Iracemápolis, mas é importante manter a vigilância e as vacinas em dia. Nesta campanha, na faixa-etária de 5 a 19 anos, já compareceram 673 pessoas às unidades de vacina da nossa cidade. Dessas, seis receberam a dose, após avaliação”, destacam.

Por fim, frisam que a campanha está sendo boa também por possibilitar às profissionais conferir o cartão de vacinação da população e aplicar outras que estavam faltando, como, por exemplo, a que previne febre amarela.

SARAMPO

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus que pode ser fatal. A transmissão pode ocorrer quando o doente tossir, espirrar, falar ou respirar perto de outras pessoas. A única maneira de evitar a doença é a vacina, e os sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

Em até cinco dias, podem aparecer outros sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo.

Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas. Se a pessoa tem até 29 anos e recebeu só uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose. Quem tiver duas doses da vacina do sarampo não precisa mais se vacinar.

Aud Publ 3 qua 2019

3º QUADRIMESTRE DE 2019

Campanha de Vacinação contra gripe 2019
Fotos da campanha de vacinação contra a gripe 2019