Diretora da Vigilância Epidemiológica orienta sobre coronavírus

ve coronavirusA diretora da Vigilância Epidemiológica e Sanitária de Iracemápolis, Eliane Raetano, defende que a informação correta é sempre a melhor medida de prevenção contra doenças.

Com a notícia de casos do novo coronavírus circulando pelo Brasil, inclusive com um suspeito sendo apurado em Limeira, ela disse que a população precisa se informar sobre o assunto, mas, acima de tudo, não há motivos para pânico.

“Nosso país registra, até a data de hoje, cerca de 20 casos suspeitos e uma confirmação da doença. Mas se tomarmos medidas práticas no dia a dia, a possibilidade de infecção é bastante reduzida”, informa.

Ela explica que os sintomas são semelhantes ao de um resfriado. “A capacidade de infecção é relativamente baixa, mas acaba sendo maior em certos grupos, como em idosos e em pessoas com o sistema imunológico prejudicado por outras doenças”, explica.

A profissional conta que pessoas da cidade já entraram em contato com o setor perguntando se é preciso usar máscaras em ambientes públicos. De acordo com ela, não é necessário, pois a máscara só é recomendada para pacientes com contaminação suspeita e confirmada, para pessoas que tenham contato direto com pacientes e para os profissionais da saúde.

Ela frisa que as medidas de prevenção, por ora, são cuidados básicos que servem também para prevenir outras doenças respiratórias, como:

• Lavar as mãos com frequência com água e sabão;

• Se preferir, usar antisséptico de mãos à base de álcool;

• Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;

• Utilizar lenço descartável para higiene pessoal;

• Para quem for viajar a locais de risco, onde já se sabe que tem circulação do vírus, evitar locais com aglomeração.

Esteve com Covid-19 troque a escova
Saúde bucal
Tem criança em casa, tem aprendizado também
Aplicativo amplia canais de comunicação