Sim, eu sei que é um assunto que ninguém gosta de falar e muitos de nós passamos a vida toda evitando falar sobre isso. Mas não falar sobre a morte não faz com que a evitemos. Quando a hora chegar, ela virá e falar sobre isso, vai ajudar no processo de elaboração.
Na psicologia, quando falamos em luto, não falamos apenas em morte. Podemos entrar nas fases do luto pelo término de um relacionamento, quando perdemos um emprego, quando mudamos de escola e deixamos todos os amigos na antiga, quando mudamos de cidade.
Muitas vezes as pessoas confundem depressão com tristeza. Todos nós temos dias e momentos em nossa vida que são mais difíceis e que às vezes temos dificuldades em lidar com eles, mas é absolutamente normal que esses dias ocorram e que nos sintamos assim algumas vezes. Porém na depressão a pessoa não está só triste o que ocorre é um predomínio anormal de tristeza.
Estado emocional de apreensão, preocupação ou inquietação em relação a uma ameaça em potencial, onde nosso organismo entra em estado de “alerta”. Quando estamos em estado de alerta, o organismo libera uma substância chamada, adrenalina ou noradrenalina e elas aumentam a disposição do indivíduo, preparando-o para reagir diante de determinadas situações. Assim você está pronto para fugir ou lutar com a situação nova e adaptar-se a ela.
O stress é uma reação do organismo diante de situações difíceis ou excitantes.
Geralmente os órgãos trabalham em equilíbrio e quando esse equilíbrio é afetado, ocorre um desconforto físico e mental. Isto acontece, porque os órgãos começam a trabalhar em ritmos diferentes. O coração pode trabalhar rápido demais, ou o estômago trabalhar bem devagar e por isso demorar pra digerir a comida.